CONHEÇA O

DOMICÍLIO JUDICIAL ELETRÔNICO

O Domicílio Judicial Eletrônico é uma solução 100% digital e gratuita que centraliza as comunicações processuais de todos os tribunais brasileiros numa única plataforma.

COMO FUNCIONA

O Domicílio Judicia Eletrônico conecta quem envia as comunicações (isto é, os tribunais) às pessoas cadastradas, que recebem e acompanham essas informações.

Com o cadastro no Domicílio, o usuário terá um endereço judicial virtual, que será usado para receber comunicações processuais, citações e intimações de todos os tribunais brasileiros.

Por meio do cadastro, o usuário pode consultar as comunicações e dar ciência sem precisar acessar individualmente cada um dos sistemas dos tribunais.

A plataforma permite a ativação de alertas por e-mail para apoiar os usuários no controle de prazos.

Empresas que já têm sistemas próprios de acompanhamento de comunicações processuais podem conectá-los diretamente ao Domicílio via API.

QUEM UTILIZA

de acordo com a Resolução CNJ 455/2022

Adesão obrigatória

Todos os tribunais brasileiros devem implementar o sistema (exceto Supremo Tribunal Federal – STF)

Cadastro obrigatório

• União, estados, Distrito Federal e municípios;
• Entidades da Administração Indireta;
• Empresas públicas; e
• Empresas privadas.

Cadastro facultativo

• Pequenas e microempresas que possuem endereço eletrônico no sistema integrado da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim); e
• Pessoas físicas.

As instituições do cadastro obrigatório devem utilizar o sistema para receber e acompanhar as comunicações de processo

BENEFÍCIOS DO SISTEMA

Melhor gerenciamento das comunicações processuais

Com o Domicílio Judicial Eletrônico, os usuários que precisam acompanhar as comunicações processuais encontram todas as informações num único lugar. A digitalização e a centralização garantem agilidade e rapidez, especialmente para quem recebe as comunicações.

Maior celeridade aos processos

A redução no tempo de comunicação impacta a duração do trabalho da Justiça. Comunicações que levavam cerca de 2 semanas para chegar hoje estão a um clique de distância, sendo recebidas assim que o tribunal as expede.

Maior eficiência do processo judicial

Domicílio Judicial Eletrônico é uma solução digital gratuita que possibilita aos tribunais uma redução de 90% nos custos de expedição de comunicações físicas (por oficiais de Justiça ou pelos Correios). A adesão ao sistema, tanto por tribunais quanto por empresas, proporciona maior economia de tempo e recursos financeiros e humanos.

Melhor serviço para todas as pessoas

A participação dos órgãos nos esforços de inovação do Poder Judiciário aprimora a qualidade do serviço prestado, garante maior efetividade e amplia o acesso da sociedade à Justiça.

PRAZOS E PENALIDADES

Com a digitalização dos processos, o prazo para ler e dar ciência das comunicações mudou. O desconhecimento das regras pode acarretar perda de prazos e atraso de processos.

Confira os novos prazos:

• 3 dias úteis após o envio de citações pelos tribunais.
• 10 dias corridos para intimações.

O réu que deixar de confirmar o recebimento de citação encaminhada ao Domicílio no prazo legal e não justificar a ausência estará sujeito a multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça.

COMO ACESSAR O SISTEMA

1

Acesse o endereço da Plataforma Digital do Poder Judiciário. A consulta às comunicações está disponível a todas as pessoas cadastradas e varia conforme as opções de login.

2

Aceite o termo de adesão e confira o email por meio do qual irá receber as comunicações.

3

Gerencie as permissões de acesso dos usuários.

4

Consulte as comunicações com base no número do processo, assunto ou período em que a comunicação foi enviada.

FAÇA O DOWNLOAD AGORA MESMO

O Domicílio é uma das soluções tecnológicas que integram o Programa Justiça 4.0, iniciativa que reforça a agenda de inovação e transformação digital do Poder Judiciário para garantir maior efetividade e ampliar o acesso de todas as pessoas à Justiça.

O Programa Justiça 4.0 é fruto de parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a iniciativa conta com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O Domicílio tem também a participação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).